23 de outubro de 2020

Bem pertinho á cenários e piscinas naturais íncriveis, confira alguns roteiros.

Com a chegada das altas temperaturas muitas pessoas procuram na natureza, cachoeiras para passar o tempo, se divertir e claro, refrescar-se. No Alto Vale são muitas opções para conhcer e praticamente cada cidade tem alguma beleza natural para oferecer aos turistas ou até mesmo para os moradores.

Vamos conferir alguns roteiros paradisiacos para você visitar:

1) POUSO REDONDO

Camping Salto Pombinhas está situado a cerca de 3 km da BR-470, Km 187 e a 16 km do Centro de Pouso Redondo. Possui trilhas ecológicas com lindas cachoeiras, áreas para camping, áreas arborizadas, piscina para crianças, quiosques com churrasqueira e completo serviço de bar. São paisagens de tirar o fôlego e o melhor pertinho da gente!

2) BRAÇO DO TROMBUDO

A Cachoeira das Águas Sulfurosas em Braço do Trombudo é uma das mais tradicionais e visitadas no Alto Vale. Localizada nas Águas Sulfuroras, sentido há quem vai ao Serril, as placas já indicam o local. Antes de chegar na cachoeira é possível deixar o carro em uma área de estacionamento e seguir a pé por uma estrada com declive acentuado até a base da cachoeira. A linda queda d'água de 25 metros de alura nos abrilhanta com sua beleza, envolta por um paredão igualmente lindo. Não há nenhum restaurante ou comércio próximo, dessa forma, quem vai para passar o dia tem que se planejar e levar tudo que é necessário. Vale a pena conhecer!

3) RIO DO SUL

A cachoeira da Magia é uma das mais belas do município, com uma queda d'água de cerca de 35 metros de altura, o local é propício para belas fotos e para a prática de esportes radicais como rappel, tirolesa e pêndulo. O visitante ainda pode usufruir de área de camping, trilhas e piscinas naturais. A estrutura também comporta um restaurante, mas há necessidade de agendamento prévio.

4) MIRIM DOCE

A cidade conta com muitos outros atrativos e os principais pontos turísticos são as cachoeiras. Um dos destaques é a cachoeira Pedra Lisa, formada por uma parede de grandes blocos de pedra com uma superfície plana. Paisagens lindas que valem a pena serem visitadas.

5) PRESIDENTE GETÚLIO

Cachoeira com 12 metros de altura, com poço e piscina natural de 11 metros de profundidade, fica a 6 km do Centro de Presidente Getúlio, nível de dificuldade da trilha, mínimo. Acesso fácil, área perigosa que exige atenção. A cachoeira Salto Grahl é aberta ao público e localiza-se na Estrada Geral Mirador.

6) PRESIDENTE NEREU

O Sítio Colina oferece o agroturismo ecológico acompanhado do aconchego e da vida simples. No local você encontra pousada, café, almoço e janta colonial, pesque e pague, camping, trilhas ecológicas e uma bela cachoeira com aproximadamente 70 metros de altura. Para chegar até a queda d'água você percorrerá uma trilha de 1800 metros em meio a mata nativa. É necessário a contratação de serviço de guia disponível na pousada. 

7) CHAPADÃO DO LAGEADO

A cachoeira do Rio Saltinhho é uma queda d'água de cerca de 90 metros de altura, localizada há 8 km do Centro de Chapadão do Lageado, município essencialmente agrícola com pouco mais de 2.700 habitantes. O acesso à base da cachoeira é feito por uma trilha de 800 metros de extensão com nível de dificuldade baixo. As imagens falam por si só. Um enorme paredão de arenito emoldura a belíssima cascata, terminando numa caverna que foi no passado, abrigo de índios. Vale a pena conferir, local exuberante que deixa qualquer turista louco.

8) AGROLÂNDIA

Localizada junto ao Parque Aquático Becker, a cachoeira com uma linda queda d'água atrai visitantes de todas regiões, porém, mais que a própria cachoeira, por lá o que mais chama a atenção são as esculturas nas paredes que dão acesso a cachoeira. Para visitar é preciso entrar no parque. Corre lá para espiar essas belezas e conferir de perto um pouquinho da história local.

9) ATALANTA

A cachoeira Perau do Group fica localizada no Parque Mata Atlântica. O Parque possui uma área natural de conservação com cerca de 54 hectares e para abrilhantar ainda mais sua beleza, conta com uma cachoeira de 41 metros de altura. O Parque Mata Atlântica abriga o Centro de Referência para Estudos Ambientais. A comunidade de Alto Dona Luiza, que antes possuía uma paisagem ressequida, sem água ou árvores, hoje possui plantações de palmito, lagos com peixes, sassafrás gigantes, canela-preta, dentre outras belezas nativas. Pousadas familiares e pesque pagues retratam a vida simples e harmoniosa junto à natureza.

10) ITUPORANGA

Localizada na região turística Caminhos do Alto Vale a cidade de Ituporanga conta com o desenvolvimento do turismo de aventura, o lugar de destaque da cidade é a Cascata do Rio Bonito, uma queda d'água de 65 metros de altura, que possui ainda três cavernas em suas proximidades. Para facilitar o acesso de veículos ao local, foi construída uma trilha em meio a mata. Outra alternativa para chegar ao local é o cicloturismo, onde você pode aproveitar o trajeto para curtir e desfrutar das belezas naturais espalhadas por toda a extensão do território.

Foto: Cascata Rio Bonito - Ituporanga/SC; Fotógrafo: Franciel Imagens Aéreas.

Fonte: diarioav.com.br; Editado.