19 de agosto de 2020

O ciclismo é uma modalidade que tem crescido bastante e ganhado cada vez mais adeptos, principalmente em nossa região. Temos visto muitas pessoas se interessando e começando a praticar o esporte, seja por prazer, por variação de estímulos na atividade física ou por querer utilizar outra forma de treino para beneficiar-se na corrida, por exemplo. Por isso, hoje nesse dia tão especial resolvemos compartilhar com vocês algumas informações sobre o assunto.

Mais quais são os benefícios reais do ciclismo? 

Essa modalidade é indicada para todas as pessoas, de todas as idades e com qualquer nível de condicionamento físico. É uma atividade que apresenta uma menor sobrecarga nas articulações, se comparada à corrida ou caminhada, diminuindo principalmente a carga sobre a articulação do joelho e da coluna. É uma forma de diminuir o estresse do dia-a-dia, pois ha libertação de endorfina e adrenalina que aumentam a sensação de bem-estar. Além disso, é uma forma de treinamento interessante para diversos grupos musculares, que veremos a seguir.

Com a prática da pedalada, por 30 minutos, por exemplo, aumentos significativos na capacidade aeróbica já poderão ser observados após algumas semanas de treinamento. Ocorrerá também um acréscimo no metabolismo das gorduras, o que além de ajudar na prática do ciclismo, também será importante na corrida.

Seguem abaixo algumas dicas importantes para a prática do esporte:

Benefícios da Atividade Física:

- Melhora do condicionamento físico, dos sistemas cardíacos, respiratório e vascular;

- O ciclista ganha resistência muscular nas pernas;

- Gasto calórico alto - até 600 Kcal/hora;

- Auxilia na eliminação de gorduras localizadas;

- Excelente atividade aeróbica e anaeróbica;

- Reduz o estresse.

Grupamento Musculares Utilizados no Ciclismo:

- Quadríceps;

- Glúteos;

- Abdômen;

- Panturrilha;

- Lombar;

É importante saber dosar essa atividade, aumentando gradativamente a intensidade e o volume dos treinos, dando importância aos sinais de seu organismo, como dores, desconfortos, cansaço excessivo, para não sobrecarregar a musculatura e acabar se desmotivando com a ativiade.

Outra dica importante é não se descuidar dos equipamentos de proteção, como luzes, farol (caso pedale à noite), capacete, luvas, roupas apropriadas, hidratação com squizes próprios para a bike, etc.

O ciclismo, além de ser uma forma de treinamento físico diferente da corrida e da caminhada, ainda oferece diversos benefícios à saúde e a mente. É uma atividade prazerosa e pode ser praticada por qualquer pessoa. 

Embarque nessa modalidade e pratique você também!

Fonte: pedalfloripa.com; Por: Bruno Fontanelli; Editado.