27 de julho de 2020

Medida entra em vigor a partir desta segunda-feira (27), saiba quem pode e como solicitar a pausa

A partir de hoje (27), é possivel pedir mais dois meses de pausa no pagamento das prestações do crédito imobiliário contratado com a caixa Econômica Federal. A medida vale para financiamentos de imóveis do Programa Minha Casa Minha Vida, com faixas 1,5,2 e 3. A pausa também pode ser solicitada por clientes do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE).

Segundo a Caixa, os clientes pessoas física e jurídica que já tiveram a pausa temporária de 120 dias concluída poderão prorrogar o prazo por mais 60 dias. Quem ainda não optou por essa alternativa também poderá solicitar a pausa de 180 dias. 

Para empresas, a opção de pausa é válida para financiamentos à produção de empreendimentos e para financiamentos de aquisição e construção de imóveis comerciais (modalidade individual). As opções de pagamento parcial dos encargos ou carência também serão estendidas para até 180 dias, porém poderão ser utilizadas em conjunto com a pausa.

A Caixa lembra que, durante o período de pausa, o contrato não está isento de incidência de juros remuneratórios, seguros e taxas. Os valores dos encargos pausados são acrescidos ao saldo devedor do contrato e diluídos no prazo remanescente. A taxa de juros e o prazo contratados inicialmente não sofrem alteração.

QUEM PODE SOLICITAR?

Clientes pessoa física podem solicitar a pausa de 180 dias ou a prorrogação do período de pausa por mais 60 dias para contratos já atendidos pelo Aplicativo Habitação Caixa, pelos telefones 3004.1105 e 0800 726 0505, ou de forma autimatizada pelo 0800 726 8068, opção 2 - 4 - 2.

Os clientes pessoa jurídica podem solicitar a pausa para contratos de aquisição e construção de imóveis comerciais pelo telefone 0800 726 8068, opção 2 - 4, ou com auxílio do gernete de relacionamento de sua agência. Para contratos de financiamento à produção de empreendimentos, a solicitação pode ser realizada somente por meio do gerente de relacionamento, que deve ser acionado preferencialmente por meio eletrônico.

CANAIS DE ATENDIMENTO DA CEF:

  • App Habitação Caixa: disponível para os sitemas operacionais Android e IOS, pode ser baixado gratuitamente nas lojas GooglePlay ou AppStore.
  • Telefones 300-1105 e 0800 726 0505, opção 7: disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.
  • Telefone 0800 726 8068, opções 2 - 4: disponível de segunda a sexta-feira, em qualquer horário, e aos sábados, das 10h às 16h.
Fonte: Site Agência Brasil; Por Kelly Oliveira.