05 de agosto de 2020

As taxas de juros no Brasil estão a níveis jamais vistos e isso muda a maneira com que os investidores operam por aqui

Quando a taxa de juros estava alta, as pessoas buscavam por aplicações financeiras tradicionais, visto que os valores rediam de forma considerável. Dessa forma, aplicavam seu dinheiro em renda fixa, pois o valor era atrativo e o investimento de baixo risco.

Diferentemente do que vemos hoje, os valores pagos pela renda fixa estão baixíssimos e devido a esse motivo, investidores devem buscar outras alternativas para rentabilizarem seu dinheiro. Essas alternativas são as mais variadas possiveis, como: investimento em novos negócios, em ações, no mercado imobiliário, através da compra de imóveis, entre outras opções.

Em um universo de mais de 200 milhões de brasileiros, temos atualmente uma média de 2 milhões de pessoas investindo em renda fixa. Em contrapartida, parte desses investidores devem migrar para renda variável, em função é claro, da queda na taxa de juros.

Em outras palavras, deixar o dinheiro "parado" ou na renda fixa, não só fará com que você pare de ganhar, mas também resultará em uma possível perda de dinheiro.

O mercado de imóveis, que sempre se mostrou estável diante das mais variadas circunstâncias, aparece como uma forte tendência para quem deseja segurança e rentabilidade. Além de investimentos em Fundos Imobiliários, que são fundos no mercado de ações, que atuam com a rentabilidade de locação de diversos imóveis, ganha-se força a compra de imóveis, visando o investimento através de sua valorização.

O cenário atual perdurará por algum tempo, em virtude da queda do PIB. Na contramão desse fator, quem possui valores para investir conseguirá encontrar diversas oportunidade de negócios no ramo imobiliário. 

Um elemento que demonstra a solidez do mercado de imóveis, é o CUB, indicador monetário do custo básico da construção civil, que vem apresentando variação positiva a cada mês, mesmo diante da crise causada pela pandemia da Covid-19.

Todos momentos de dificuldades trazem consigo oportunidades, basta termos calma e serenidade para aproveitá-las.

Por: Bianca Hinckel; da SH Corretores de Imóveis.