17 de julho de 2020

Cada produtor pode acessar o Plano de Habitação com prazo de até dez anos para pagar

Com o Pronaf Habitação, produtores que se enquadram no programa, encontraram uma forma de concretizar o sonho da construção ou reforma de sua casa no meio rural. O Plano Safra do Governo Federal, em seu ano agrícola 2019/2020, ampliou os recursos e investiu na construção e reforma de casas rurais.

Os resultados finais do programa 2019/2020, apresentados pela Ministra Tereza Cristina correspondem a um total de 8.285 construções residenciais para agricultores e seus familiares, um investimento de R$ 345 milhões, que estão proporcionando mais oportunidades, conforto e segurança ao homem do campo.

A iniciativa implantada na safra anterior, 2019/2020 foi mantida. Na safra 2020/2021, estão previstas linhas de financiamento de R$ 500 milhões com taxa de juros de 4,0% ao ano, uma redução com cerca de 13% na taxa em relação ao ano anterior. Para os produtores acessarem o programa é necessário possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

Além dos recursos destinados ao produtor, os filhos também poderão financiar a construção de moradias na propriedade dos pais, uma medida fundamental para a sucessão familiar rural. Através desse programa, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), procura incentivar a permanência dos jovens no campo. A Ministra Tereza Cristina, destaca que essas medidas têm por objetivo apoiar o pequeno e médio produtor. 

O Governo Federal também preve implementar novas regras para o Programa Terra Brasil até o final de 2020, os detalhes sobre as linhas de financiamento do crédito fundiário podem ser obtidos nos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Sindicatos da Agricultura Familiar de cada município.

Fontes: odocumento.com.br; comprerural.com; Editado por: Bianca Hinckel.